Precisa de receita para comprar canabidiol?

Sim, para ter acesso ao tratamento com cannabis no Brasil é necessário ter receita.
receita para comprar canabidiol

Por uma questão de falta de regulamentação, ainda existem muitas dúvidas sobre o CBD. Por isso é importante lembrar que é necessário ter receita para comprar canabidiol.

No restante do mundo, países da Europa e da América do Norte já olham para o óleo de canabidiol como uma espécie de suplementação alimentar.

O que não acontece no Brasil.

Nossos órgãos reguladores entendem que o CBD presente na cannabis deve ser restrito ao uso terapêutico, por pessoas que enfrentam condições de saúde.

Receita para comprar canabidiol

Atualmente a RDC 17/2015 traz em seu conteúdo uma definição de critérios por parte da ANVISA.

Esse é o documento que, em caráter de excepcionalidade, permite que o paciente compre o óleo de cannabis.

Seja em farmácia, importado, ou através de associação cultivadora.

Primeiramente, para ter acesso ao produto de forma a seguir as recomendações legais, o paciente precisa cumprir o rito completo.

É imprescindível que exista um acompanhamento médico e que o profissional responsável prescreva uma receita que contenha, além da dosagem do medicamento, o CID da doença do paciente e o número de registro do CRM.

Essa receita deve estar sempre atualizada e o paciente deve estar cadastrado em um sistema auditável pela ANVISA, além de disponibilizar seus dados diretamente na plataforma da instituição.

Quais médicos podem prescrever cannabis?

Aqui existem algumas interpretações a se levar em consideração.

Inegavelmente para o Conselho Federal de Medicina, a prescrição médica para o uso da cannabis deve ser realizada apenas por neurologistas, neurocirurgiões e psiquiatras.

Ao mesmo tempo, as normas da RDC 38/2013 do Ministério da Saúde, estabelecem que o uso compassivo está autorizado em caráter de pesquisa.

Portanto, a RDC autoriza profissionais da classe médica de qualquer tipo a prescrever o óleo de canabidiol, sendo clínico geral, especializado ou até mesmo dentista.

Entender a condição do paciente, seu histórico de tratamento e a sua resposta a outros remédios é fundamental para o sucesso da terapia canabinóide.

Se sentir que precisa, não hesite em buscar ajuda de um especialista.

Compartilhar:

Posts Relacionados

Curso de Cultivo e Extração

Siga a Santa Cannabis